Telefonia IP via InterNexo


Parar esclarecer como funciona a nossa Telefonia IP respondemos a algumas perguntas que tem ocorrido em nossas conversas com os interessados


  1. O que é Telefonia IP? É igual ao Skype ou serviços VoIP?
    Telefonia IP é o nome do produto da InterNexo que utiliza os protocolos VoIP. A diferença entre este produto e os VoIP que são vendidos pela Internet é que em nosso serviço não existe trafego de dados pela Internet. Toda informação está sempre dentro de nossa rede e portanto temos controle fino dos pacotes. A probabilidade de ocorrem cortes nas ligações é muito menor que nos VoIPs comerciais que usam redes que eles não tem qualquer controle.

  2. Eu preciso de algum aparelho especial para usar a Telefonia IP?
    Sim. É necessário ou um adaptador conhecido como ATA – Adaptador para Telefone Analógico – ou um telefone DIGITAL, pois as linhas da Telefonia IP são 100% digitais. O telefone digital é autônomo e não necessita de nenhum aparelho extra para funcionar. Já no ATA é necessário que você conecte o seu telefone convencional, inclusive os sem fio.

  3. E este adaptador/telefone é fornecido pela InterNexo?
    Não. Da mesma forma que as companhias telefônicas não fornecem os aparelhos telefônicos para seus clientes, nós também não fornecemos.

  4. Quanto custa um ATA ou um Telefone Digital?
    O preço varia bastante dependendo do modelo e da loja onde for comprado. Os modelos indicados pela InterNexo custam da ordem de R$200,00, sendo encontrados inclusive pela Internet em sítios como Americanas.com, Submarino.com.br, Mercadolivre.com.br, etc.

  5. Vocês recomendam algum modelo?
    Sim A InterNexo sugere/recomenda os equipamentos PAP2-NA ou PAP2T-NA da Linksys/Cisco, ou, os ATA's e/ou os Telefones Digitais da IntelBras.

  6. Existe alguma assinatura mensal ou taxa de instalação?
    Se forem adquiridos quaisquer dos modelos de ATA ou Telefones Digitais sugeridos pela InterNexo, não há taxa de instalação. Só cobramos uma taxa de configuração se o modelo adquirido pelo cliente for diferente dos indicados. Quanto a assinatura mensal também não a cobramos (veja pergunta 10). O cliente paga somente pelo valor das ligações efetuadas.

  7. E quanto custam estas ligações?
    A InterNexo repassa integralmente as tarifas praticadas pela EMBRATEL para pessoas jurídicas. Por este motivo,
    aconselhamos que o cliente use esta operadora para suas ligações interurbanas. Como não temos convênio com outras operadoras, as ligações efetuadas através destas ficam mais caras devido a dupla incidência dos impostos. Nossa tarifas podem ser encontradas no sítio http://www.inexo.com.br/TarifasIP.pdf

  8. Quer dizer que devo SEMRE usar a Embratel??
    Nem sempre. Como regra geral, aconselhamos aos clientes o seguinte:
    a) Ligações de celular para celular são quase sempre mais baratas que de fixo para celular. Portanto, sempre que possível, quando for ligar para um celular, prefira ligar de celular para celular, mesmo interurbanos;
    b) Quando utilizar a nossa Telefonia IP, evite a todo custo fazer ligações interurbanas por uma operadora que não seja a EMBRATEL. O custo da ligação usando outra operadora é absurdamente caro, quer seja para celulares, quer seja para fixos.

  9. Preciso de acesso Internet para ter Telefonia IP?
    Sim. A qualidade do serviço de Telefonia IP está diretamente ligada a qualidade do serviço de Internet que você assinar. A InterNexo não pode e não tem como garantir a qualidade de serviços de terceiros.

  10. E se eu não quiser Internet, somente a Telefonia IP?
    Neste caso será cobrada uma taxa de instalação do equipamento necessário e uma assinatura mensal do Cliente de Telefonia IP além da tarifação das ligações. Esta assinatura também é cobrada no caso do Cliente assinar um outro serviço de Internet que não o nosso.

  11. Quanto cada ligação consome de banda?
    Pouco menos de 40Kbit/s de upload e a mesma velocidade de download, porém esta banda não é consumida de sua velocidade contratada no serviço da InterNexo. Ela só deve ser considerada se o Cliente assinar serviço Internet de terceiros.

  12. Posso usar como um telefone comum?
    Não completamente. Devido a uma incompatibilidade entre o programa de codificação de voz e os aparelhos de transferência de dados, não é possível por exemplo a transmissão ou recepção de FAX ou conexão com modens. A transmissão de voz humana ocorre sem qualquer problema. Nós estamos pesquisando um modo de contornar esta limitação.

  13. Posso receber e fazer chamadas de/para qualquer telefone?
    Sim. O serviço de Telefonia IP se comporta como se fosse uma extensão de um telefone. O cliente recebe um número de telefone de São José dos Campos, portanto toda chamada é feita e recebida como se você estivesse em um telefone fixo em São José.

  14. Como é feita a cobrança?
    A conta é fechada todo dia 7 de cada mês (período do dia 8 de um mês a dia 7 do me seguinte) e emitiremos uma
    nota fiscal com o valor total de todas a ligações daquele período com vencimento no dia 20. O cliente pode também acompanhar a evolução de sua fatura pela Internet através de nosso sítio https://pbx.inexo.com.br/. Pode acontecer do valor totalizado nesta página ser um pouco diferente do cobrado. Isto somente acontecerá se o cliente receber ligações a cobrar ou efetuar ligações internacionais, pois estas não nos são informadas imediatamente pela EMBRATEL e são tarifadas posteriormente.

  15. Qual a diferença entre linha e número telefônico?
    Linha é a capacidade de manter uma conversa telefônica independente. Número é como você será reconhecido na rede pública de telefonia. Isso que dizer que você pode ter um único número com várias linhas sob este número. É também possível, se bem que inútil, ter uma única linha com vários números visto que você só poderá atender a um número de cada vez pois você só tem uma linha.

  16. O número de telefone é meu? Ele constará em lista?
    Não para as duas perguntas. Os números de telefones que disponibilizamos para os Clientes da Telefonia IP estão registrados na Embratel como sendo da InterNexo. E portando não têm como serem desmembrados para aparecerem em seu nome.

  17. E quanto a “Portabilidade Numérica”?
    Como os números são da InterNexo e não somos prestadores de Serviço de Telefonia Fixa Comutada – SFTC e sim de Serviço de Comunicação Multimídia – SCM, a portabilidade numérica não se aplica a nós. Portanto o número do seu Telefone não o seguirá caso mude para uma área não atendida por nós.

  18. Vocês atendem em qualquer lugar do Brasil?
    Não. Somente em cidades em que temos pontos de presença. Atualmente isto se resume a algumas cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.

  19. Posso ligar estas linhas em meu PBX?
    Sim, pode desde que seu PBX tenha entrada de linhas analógicas. O adaptador ATA (veja a pergunta 2) faz com que a linha digital se comporte como uma linha analógica comum. Se seu PBX souber “falar” um protocolo de comunicação VoIP compatível com o que usamos, o adaptador ATA pode vir a ser desnecessário.

  20. Vocês fazem esta ligação?
    Não, devido a grande variedade de PBX existentes no mercado e suas diversas programações e interfaces, das quais não temos o devido conhecimento. Aconselhamos que contate a assistência técnica de seu aparelho para tal.


Se você tem alguma pergunta que não foi abordada aqui, envie-nos um email para que a respondamos e acrescentemos neste questionário.


A versão mais recente deste documento pode ser encontrada em http://www.inexo.com.br/telefoniaIP.html


Atenciosamente
info@inexo.com.br