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Configuração de clientes de e-mail

Esta nota apresenta os serviços de correio eletrônico no sistema de sítios virtuais da InterNexo e as configurações para os clientes ou Agentes de Usuário. Não apresentamos aqui os procedimantos para agentes de usuário específicos, para isso, consulte o manual ou ajuda on-line de seu produto. Instruções para o MS-Outlook estão aqui, mas não nos responsabilizamos por sua exatidão nem damos suporte para esse produto.

Protocolos oferecidos

O sistema de correio eletrônico dos sítios virtuais da InterNexo oferece aos clientes os seguintes protocolos:

Transporte e submissão de mensagens
siglaportautilizaçãoobservações
smtp25/tcptransporte de mensagens entre MTAsEvite usá-lo, prefira a versão cifrada ou submission
smtps465/tcpsubmissão de mensagens em canal segurose o cliente permitir, use este.
submission587/tcpsubmissão de mensagens para despacho. requer autenticação.
Acesso às caixas postais
siglaportautilizaçãoobservações
pop3110/tcpacesso à caixa postal de entradase o cliente permitir, prefira a versão cifrada.
pop3s995/tcpacesso à caixa postal de entrada em canal segurose o cliente permitir, use este.
imap143/tcpacesso a várias caixas postais remotasse o cliente permitir, prefira a versão cifrada.
imaps993/tcpacesso a várias caixas postais remotas em canal segurose o cliente permitir, use este.

Autenticação

Todos os protocolos de serviços relativos a correio eletrônico exigem autenticação, tanto par ao envio quanto recepção de mensagens.

As credenciais para autenticação são o nome de usuário e a senha. O nome de usuário é formado pelo nome próprio seguido pelo domínio, separados por #, isto é, é igual ao endereço eletrônico, substituindo o @ por #. Assim, para o usuário fulano.de.tal no domínio meudominio.com.br, o nome de usuário para efeito de autenticação será: fulano.de.tal#meudominio.com.br. Esta estranha sintaxe é necessária por compatibilidade com determinados agentes de usuário que não sabem lidar com @ no nome de usuário e para distinguir usuários homônimos, porém em domínios diferentes.

A senha é criada no momento em que o usuário é cadastrado pelo administrador do domínio virtual, e pode ser mudada pelo próprio usuário (desde que ele a conheça), através da formulário em http://domínio/cgi-bin/passwd.

Escolhendo os protocolos

Para enviar mensagens

No sistema de correio eletrônico da InterNexo é obrigatório enviar as mensagens através do servidor centralizado, não é permitido enviar direto da estação de trabalho para o destino, sob o risco de sua mensagem não ser entregue.

Essa disciplina é necessária para evitar que seu domínio seja abusado por programas que enviam SPAM e vírus a partir de máquinas contaminadas 9os chamados spam zombies).

Desta forma é necessário configurar os clientes (mais tecnicamente, Agentes de Usuário) de correio eletrônico para enviarem todas as mensagens saintes para o servidor de correio eletrônico. Há três maneiras de fazer isso, e você deve escolher a mais adequada a seu cliente:

SMTP autenticado (25/tcp)
É o mesmo protocolo usado na comunicação entre agentes de transporte, com o detalhe que na configuração da InterNexo é exigida a autenticação, isto é, para enviar mensagens é necessário apresentar nome e senha. Como a senha anda pela rede em texto claro, é preferível usar a versão cifrada deste protocolo.
Submissão de mensagens (587/tcp)
É exatamente como o SMTP autenticado, mas por uma porta específica em vez de usar a porta 25/tcp, também em texto claro, portanto com o risco de exposição da senha. Use esta alternativa preferencialmente ao SMTP.
Submissão de mensagens em canal seguro (465/tcp)
É exatamente como o SMTP autenticado, porém por um canal seguro, de modo que nem senha nem conteúdo da mensagem são expostos. Se o seu cliente permitir, prefira esta opção, em função de sua segurança.

Para receber mensagens

Aqui há duas opções: gerenciar o arquivamento de mensagens localmente (protocolo pop) ou no servidor da InterNexo (protocolo imap). Gerenciar localmente tem a vantagem de ser mais rápido e não ocupar quota de disco do servidor, por outro lado usar o servidor da InterNexo permite ver as mesmas caixas postais em qualquer lugar, desde que se use o protocolo adequado.

Assim como no caso do envio de mensagens é preferível, se o cliente permitir, usar as versões cifradas dos protocolos pop ou imap, de modo que tanto senha quanto conteúdo das mensagens trafeguem pela rede em canal seguro.

Recomendações para os usuários

  1. Jamais mande spam, isto é, mala direta não solicitada em massa. Isso é motivo para cancelamento do contrato com a InterNexo! Se precisar organizar listas para distribuição de boletins, use a ferramenta adequada (o gerenciador de listas ezmlm) e certifique-se de que o dono de cada endereço listado deu permissão para fazer parte da lista.
  2. O mesmo se pode dizer de correntes. Nunca envie mensagem tipo corrente, pois além de violar as regras de hospedagem de sítio virtual na InterNexo, na maioria dos casos constitui crime, especialmente se houver dinheiro envolvido.
  3. Convém instalar anti-vírus e anti-spam em seu computador. Nosso sistema de correio eletrônico possui filtros que minimizam a recepção de spam e vetores de vírus, entretanto note que esses filtros não são perfeitos, de modo que proteção adicional no lado cliente é sempre bem vinda.
  4. Evite entupir as caixas postais do servidor. Embora seja muito cômodo manter um arquivo das mensagens recebidas, é bom lembrar que o total de mensagens acumuladas conta na quota de disco reservada para cada sítio virtual. Se o espaço de disco ficar entupido, seu domínio pode ficar incapacitado a receber mensagens. Recomendamos fortemente salvar em sua máquina local as mensagens importantes e remover todas as mensagens do servidor mais velhas do que um ou dois meses.
  5. E-mail não é SEDEX! Evite enviar mensagens com anexos volumosos. Muitos domínios possuem limites no tamanho máximo de mensagens e a caixa postal do destinatário pode ter quota de espaço, de modo que a chance de uma mensagem ser recusada cresce com o seu tamanho. Para enviar anexos grandes, carregue-o no sítio Web e passe para o destinatário o localizador.
  6. Lembre-se de que correio eletrônico não é instantâneo. Embora na maioria das vezes todo o processo não leve mais que alguns segundos, o envio de correio pode levar horas, e, em casos excepcionais, até dias.
  7. Em caso de problemas, procure o contato técnico de seu domínio, pois o problema pode ser em sua configuração local e ele terá mais condições de resolvê-lo do que a InterNexo. Somente o contato técnico designado em contrato pode acionar a InterNexo caso a dificuldade seja causada por nossos servidores.

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