Telefonia IP via InterNexo


Como toda tecnologia criada pelo homem, a Telefonia IP também apresenta algumas características que podem incomodar alguns usuários. Abaixo Citamos as que nos vem sendo relatadas e um explicação de suas causas. Avisamos que durante as explicações algum conteúdo técnico será abordado


  1. Porque escuto uns “apitos” de vez em quando, durante as conversações?
    Bem, primeiramente não são apitos. São tons DTMF. Estes tons são os mesmos gerados pelos telefones de teclas quando digitamos os seus números. E porque isso ocorre se nem eu nem o meu interlocutor apertou qualquer tecla? Ocorre porque na Telefonia IP os comandos DTMF não são transmitidos, via de regra, pelo canal de voz e sim por um canal de comandos. Desta forma, nos telefones não digitais, ou seja, analógicos, é preciso transformar o que vem pelo canal de voz para o canal de comandos. Algumas vezes a voz das pessoas são confundidas, por alguns milissegundos, com comandos DTMF pela parte do software que controla a transformação. Nesta hora o software interrompe a conversação e insere um tom DTMF sintetizado. Isso ocorre princialmente com vozes femininas pois elas tem o timbre bem mais parecido com os tons DTMF. E não tem como corrigir isso?? Sim. Porém isso só é corrigido com a troca da tecnologia dos telefones analógicos para os completamente digitais – o que exige um investimento na sua rede de telefonia local.

  2. Porque alguns bancos (operadoras de cartões, companhias aéreas, etc.) não aceitam o que eu digito no teclado? Dizem sempre que está errado?
    Isso tem a ver com o uso de telefones analógicos junto com a tecnologia digital e a configuração inadequada dos serviços destas companhias. É mais ou menos o mesmo caso respondido acima. Quando o software de transformação escuta o tom DTMF que você digitou, ele vai interromper o áudio e vai gerar um tom DTMF. Porém quando ele interrompe o áudio, uma pequena fração do tom original já passou por ele e atingiu o destino. Desta forma, quando ele gerar o tom sintetizado uma fração de segundo depois, o destino receberá duas vezes o mesmo dígito, gerando assim o problema. A solução? Uma delas é a mesma acima: trocar a tecnologia para puramente digital. A outra é pedir que o destinatário reduza a sensibilidade do programa deles (isso é quase impossível dado o nível médio de conhecimento dos administradores destes serviços).

  3. As minhas ligações estão cortando na recepção , na transmissão ou em ambos os casos, de vez em quando (ou sempre). O que está acontecendo?
    Existem duas possibilidades. Primeira: o equipamento digital está “confuso”. Isso se resolve com um reboot do mesmo. Segundo: problemas no caminho entre você e o PABX digital da InterNexo. A InterNexo deve ser acionada para as devidas providências.

  4. Estou escutando um chiado na ligação.
    Uma característica da Telefonia IP é que ela não insere ruídos nas ligações. Ou ela funciona ou não funciona. Ruídos e chiados são originados na parte analógica do processo, portanto no seu telefone analógico ou no do seu interlocutor. Pode acontecer também que seu equipamento está muito próximo a aparelhos como por exemplo Nobreaks. Elas tem o péssimo habito de induzir ruídos na parte analógica do processo.

  5. Minha ligação está com eco.
    A eliminação de eco sempre é um processo complicado. A quase totalidade das ligações não apresenta este problema. Normalmente refazendo a ligação o problema desaparece. A maior frequência ocorre em ligações para celulares de uma determinada operadora somente.

  6. O volume das ligações está muito baixo.
    Até certo ponto é possível ajustar o volume das ligações no adaptador de telefonia analógica (ATA) ou no próprio telefone digital. Porém na maioria dos casos o problema se mostrou ser a baixa qualidade do aparelho analógico utilizado num dos lados da conversação. A troca do aparelho analógico normalmente resolve a questão.


Se você tem alguma pergunta que não foi abordada aqui, envie-nos um email para que a respondamos e acrescentemos neste questionário.


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